28 de fevereiro de 2020

15º Aniversário da Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda

 

O dia 28 de fevereiro de 2020 foi de festa! Foi um dia para comemorar todo um percurso de excelência que a Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda tem vindo a desenvolver ao longo de 15 anos. Abriu pela primeira vez as suas portas, para receber os primeiros residentes no Lar Madame Breda, a 28 de fevereiro de 2005. Atendendo à imponência e às características físicas do edifício, assim como, à sua localização, era uma grande atração à própria aldeia de Barrô. O seu bom nome foi passando de boca em boca e foi recebendo pessoas, que orgulhosamente manifestaram o seu interesse em vir para esta Casa, e assim continua até aos dias de hoje.   

Ainda em julho do mesmo ano abriu a Unidade de Cuidados Continuados Dr. António Breda, que se divide, atualmente, em Unidade de Média Duração e Reabilitação e Unidade de Longa Duração e Manutenção.

Esta Casa tem crescido de forma humilde e com uma grande missão: a de “contribuir, numa perspetiva integrada, para o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos seus residentes/utentes, prestando mais e melhores cuidados de saúde, em tempo útil, com humanidade e numa perspetiva de solidariedade social, de harmonia com o espírito tradicional constante do Compromisso da Misericórdia.” 

Como forma de agradecimento, as comemorações iniciaram com uma celebração eucarística, presidida pelo Sr. Padre Camões, dando os parabéns a esta Casa e no decorrer do seu sermão apelou à reflexão do que podemos melhorar, questionando segundo o evangelho: “Fazes as tuas orações? E a tua vida, as tuas ações são de acordo com as mesmas?” Terminada a Missa, também o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Dr. Amorim Figueiredo deixou um agradecimento a quem colaborou para que aqui pudéssemos estar, e num gesto simbólico foi entregue uma flor às residentes mais antigas e outra à D. Maria Luísa Roque, esposa do falecido ex- provedor Engº Adolfo Roque,” pois ao lado de um grande homem, está uma grande mulher”.

Dando continuidade aos festejos da parte da tarde, o Sr. Tesoureiro Fernando Dias deu as boas vindas a todos e apresentou o grupo de cantares “As Sachadeiras da Borralha”, que animou e divertiu os presentes com cantigas tradicionais populares, tais como “É tão linda a minha Terra”, “Olhos negros” e “Oliveira da Serra”. Concluída a atuação, foram trocadas lembranças entre a Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda e o grupo de cantares.

Para finalizar, esta “família”, composta por elementos dos corpos sociais, colaboradores, voluntários, residentes, utentes, familiares e amigos, juntou-se para cantar os parabéns a esta Casa e confraternizar num maravilhoso lanche. Felicidades Casa de Repouso!









Sem comentários:

Enviar um comentário