8 de dezembro de 2020

Festa de Natal

 

Dita a tradição, que na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda se realiza a tradicional Festa de Natal ao dia 8 de dezembro de cada ano. Assim sendo, celebrou-se este dia, não com uma, mas com três festas de natal, num formato completamente diferente do vivido até então.

Este ano, apesar de vivermos um ano atípico, quisemos manter a tradição e manter o mesmo espirito e a mesma magia da época natalícia, mesmo à distância dos familiares e amigos dos residentes e utentes, pois apesar de todo o isolamento social e físico, acabaram por estar “presentes” através do envio de mensagens de Natal, para os seus entes queridos.

Cumprido com as normas e orientações da DGS, a tarde do dia 8 de dezembro foi dividida em três momentos festivos, um para cada setor.

Cada programa iniciou com uma mensagem de Natal por parte do Sr. Diretor Clinico, Dr. Paulo Maia e do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Sr. António José Mota Rodrigues, através de um vídeo, onde começou por proferir que este ano seria “um Natal diferente, sem o convívio e partilha da nossa família”, porém, essa “ausência seria substituída pelo carinho e amor humano” dos colaboradores para com os residentes e utentes. “O Natal é época de renascimento, de renovar sonhos e metas para o novo ano que se aproxima” e “de agradecer todos os bons momentos” e de “praticar o bem” junto dos nossos utentes com amor e humanismo. Através da sua mensagem deixou o seu “apreço e agradecimento a todos os colaboradores que de uma forma voluntária se disponibilizaram e aderiram a todas as medidas de prevenção no combate à COVID-19”, assim como, a sua dedicação para “garantir a segurança de todos”.

Os colaboradores contribuíram com a narração e projeção do texto “O verdadeiro Natal. Nascimento de Jesus”, de autor desconhecido e, com um mini-concerto a cargo do fisioterapeuta João Pinhal, no papel de clarinetista, tocando 5 belas canções de Natal, que maravilharam todos os presentes, às quais assistiram atentamente.

Findo este momento musical, coube aos restantes colaboradores, cada um na sua vez, transmitirem as suas mensagens de Natal, dando alento e esperança a todos os residentes e utentes desta Casa, que também desejaram, pessoalmente, boas festas a todos os presentes. Foi ainda entregue a cada um uma lembrança de Natal, fazendo recordar as oferendas dos 3 Reis Magos ao Menino Jesus.

Num formato diferente, o lanche de Natal decorreu individualmente, no quarto de cada um, ao som de canções natalícias que entoavam pela Casa.

Apesar, da ausência dos familiares, dos abraços dos filhos, dos beijos dos netos, de um salão repleto de pessoas e de um lanche de Natal onde a partilha era a palavra de ordem, conseguiu-se, dentro da simplicidade, viver o espirito e a magia do Natal.



Sem comentários:

Enviar um comentário