11 de fevereiro de 2020

Comemoração do XXVIII Dia Mundial do Doente

 

“O Dia Mundial do Doente é celebrado anualmente a 11 de fevereiro. Esta celebração foi instituída a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II. Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”. Foi neste sentido, que a Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda assinalou o dia com uma celebração eucarística para todos os residentes e utentes, presidida pelo Sr. Padre Camões e pelo Sr. Diácono Fábio. O Sr. Padre deixou uma motivadora mensagem de força e coragem, proferindo que “a falta de saúde não é uma desgraça, é também uma forma de viver. Jesus não cura, mas dá coragem, ânimo e garra para levar a vida da melhor forma possível. A ajuda vem dos técnicos que trabalham com os doentes, dos voluntários, da família… Quando alguém estende a mão, está a dar ajuda. E não devemos esquecer, que quando estamos a ajudar alguém doente, temos à nossa frente uma pessoa”. Posteriormente, o Sr. Padre convidou todos os presentes a fazerem a sua intenção em voz alta, que de forma geral foi pelas famílias dos presentes e por todos os doentes institucionalizados, não esquecendo todos os infetados com o coronavírus. 

Também, o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Dr. Amorim Figueiredo, esteve presente, e fez a sua intercessão pela paz no mundo, “que é construída por todos nós” e pediu para sermos felizes.

No final da celebração, o Sr. Dr. Amorim Figueiredo leu um excerto da mensagem  de sua Santidade o Papa Francisco, para o XXVIII Dia Mundial do Doente “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos” (Mt 11, 28)  “Estas palavras ditas por Jesus (…) indicam o caminho misterioso da graça, que se revela aos simples e revigora os cansados e exaustos. Tais palavras exprimem a solidariedade do Filho do Homem, Jesus Cristo, com a humanidade aflita e sofredora. Há tantas pessoas que sofrem no corpo e no espírito! A todas, convida a ir ter com Ele – «vinde a Mim» –, prometendo-lhes alívio e recuperação. “

Foi, esta mensagem, impressa em formato de cartão, que carinhosamente, o Sr. Presidente da Assembleia Geral da SCMA, a Diretora, Colaboradores e Voluntários entregaram a todos os residentes e utentes da Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, num gesto de conforto, proximidade e ternura.

Nas palavras de um dos residentes, “foi uma Missa muito bonita”!





Sem comentários:

Enviar um comentário