10 de junho de 2018

54º Aniversário de Falecimento do Dr. António Breda

  A Casa de Repouso Dr. António Breda – SCMA iniciou, humildemente, as comemorações do 54º aniversário de falecimento do Dr. António Breda na quinta-feira, dia 7 de junho, com uma celebração eucarística em sua memória. Foi com enorme satisfação que na homilia, o Sr. Padre Fragoso fez uma honrosa caracterização referente a este grande médico, comparando-o com D. Manuel de Almeida Trindade, salientado a linha da ciência de um e o caminho da fé de outro, em que ambos praticaram o maior mandamento da lei de Deus: “Ama o Senhor teu Deus com todas as tuas forças, mas também o teu próximo.” Acrescentou que é esta a transparência que devemos ter perante a vida.
  Finda a Missa, e após ser cantado o Hino do Dr. Breda, tomou a palavra o Sr. Presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Dr. Amorim Figueiredo, enunciando que as pessoas só morrem quando são esquecidas, referindo-se ao Dr. António Breda. Qualificou-o como sendo “assertivo”, “rigoroso” e “sem papas na língua”. Posteriormente, ofereceu ao Sr. Padre o livro “Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda”, da sua autoria, para que tenha um conhecimento mais aprofundado do distinto médico e homem que foi Dr. António Breda.
  Já no dia 10 de junho, as cerimónias continuaram, pela manhã, com a romagem ao cemitério de Barrô para depositar uma coroa de flores no jazigo do Dr. António Breda. Neste rito, o ex-presidente da Assembleia Geral, Dr. Faria Gomes, recordou e lembrou com emoção Dr. António Breda, descrevendo ainda o seu profissionalismo numa breve passagem num hospital do Porto. Fez, também, alusão à sua máxima do respeito pelos amigos.
  Da parte da tarde, o evento seguiu com a atuação do Orfeão da Associação Cultural de Recardães, dirigido pela maestrina Dra. Stanislava Pavlov, e com os coralistas que brilhantemente cantaram e encantaram todos os presentes. Terminada a sua atuação o Sr. Presidente da Assembleia Geral, Dr. Amorim Figueiredo, chamou para receber uma lembrança e um livro, a Sra. Presidente do Orfeão, Ana Fernandes, que emotivamente agradeceu o gesto e o convite.
  No decorrer das comemorações, estiveram presentes vários elementos dos Corpos Sociais da Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, prestando assim a sua homenagem a quem tanto fez por esta Casa. O evento terminou com um lanche convívio entre todos.


Sem comentários:

Enviar um comentário