16 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação e do Pão

 

O dia 16 de outubro é um dia dedicado à comemoração do dia mundial da alimentação com o objetivo de alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo, assim como para, sensibilizar toda a população a comer de forma mais saudável em prol de um envelhecimento mais ativo e sadio. Neste âmbito, proporcionámos a utentes e residentes uma ementa algo diferente do normal, que abrangeu a tradicional sopa de legumes, carapau grelhado, peru, salada colorida, legumes salteados, espetada de frutas e maçã assada com pau de canela. Indispensável à ementa foi ainda o pão escuro com sementes e o pão de trigo confecionado na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, que ainda quente fez as delícias de um lanche maravilhoso. O pão escuro com sementes foi acompanhado de queijo fresco, enquanto que, o pão de trigo foi servido com fiambre de aves. Porém, fugindo um pouco ao “mais saudável”, os mais gulosos desviaram-se da dieta e comeram pão quente com manteiga…

Por ser este dia, também o dia mundial do pão, foi realizado um atelier de confeção de pão, com o objetivo de recordar como se confecionava antigamente o pão em casa. Agradecemos ao grupo de voluntariado e à D. Beatriz em representação da Padaria de Barrô, a excelente demonstração e a possível degustação.

Para finalizar o dia, decorreu uma sessão formativa intitulada “Alimentação Saudável”, com a nossa nutricionista, a Dra. Isabel Albuquerque, onde os presentes puderam esclarecer algumas dúvidas e confirmar os bons hábitos que já praticam e adquirirem novos conhecimentos. Receberam ainda um marcador de livro com 10 passos para um envelhecimento ativo e saudável através da alimentação, da Associação Portuguesa de Nutrição.

Como último conselho ficou a celebre frase de Hipócrates “Faça do seu alimento o seu medicamento”.



Sem comentários:

Enviar um comentário