19 de dezembro de 2018

Festa de Natal na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda


No dia 8 de dezembro celebrou-se mais uma festa de Natal na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, cheia de alegria, animação e muitas surpresas.
O Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Sr. António José Mota Rodrigues, deu as boas vindas a todos os convidados (utentes e residentes, colaboradores e voluntários, familiares e amigos e membros dos Órgãos Sociais da SCMA), elogiando a decoração natalícia da Casa de Repouso e relembrando a importância do verdadeiro espírito que marca esta época de Natal.
O primeiro momento alto da festa foi a atribuição da Bolsa Dr. António Breda, que pretende homenagear este ilustre benfeitor da Santa Casa da Misericórdia de Águeda e incentivar a frequência de cursos superiores, como forma de promoção social, cultural e profissional de jovens aguedenses. O Sr. Provedor procedeu à entrega da Bolsa ao jovem Tiago Manuel Pinho dos Santos e à jovem Tânia Micaela Ferreira dos Santos (que se fez representar por outra pessoa).
A festa continuou com a atuação do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia, constituído por colaboradoras e mesárias desta Instituição, que animaram os convidados com as suas surpreendentes vozes bem coordenadas pela maestrina Stanislava Pavlov.
Os voluntários que visitam com regularidade a Casa de Repouso e enchem os nossos dias com alegria, carinho e boa disposição quiseram também apresentar uma música de Natal nesta festa e cantaram com entusiasmo “Então é Natal”.
Seguiu-se a declamação do Poema de Natal da autoria de uma residente. Este poema foi um desafio lançado aos residentes, depois de se terem descoberto talentos para a escrita no âmbito do projeto “Talento Sénior”, que decorre na Casa de Repouso.
A habitual surpresa proporcionada pelas colaboradoras consistiu, desta vez, na apresentação da peça de teatro “O Julgamento do Natal”. Testemunhas como o Comércio, o Presente de Natal, o Padre, a Ceia Natalina, o Pai Natal e até um Utente da Casa de Repouso, assim como o Arguido do caso, o próprio Natal, foram interrogados pela Juíza, para se decidir se o Natal perdeu os seus valores com o mundo materialista ou se deve continuar a ser celebrado nos dias de hoje. Os convidados ajudaram no veredicto final e a decisão foi de que o Natal deve continuar a ser comemorado, não esquecendo que o mais importante é viver com intensidade o Amor, a Humildade, o Perdão e a Partilha. No final, as colaboradoras cantaram “A Todos um Bom Natal”.
O Sr. Presidente da Assembleia Geral, Dr. Amorim Figueiredo aproveitou o momento seguinte para caracterizar a festa de Natal como “maravilhosa” e congratulou os presentes com a declamação do poema “Lembrança de Natal”.
A festa seguiu com a atuação do Grupo de Fados “Antigos Estudantes de Coimbra”, com as vozes de Dr. Victor Nunes e Dr. Jorge Castro Madeira, acompanhados por Dr. António Sérgio à Guitarra e Dr. Carlos Teixeira à Viola, trazendo até a Casa de Repouso a música e o espírito dos fados de Coimbra. 
A Festa de Natal encerrou com um lanche que possibilitou um convívio final entre os convidados.



Sem comentários:

Enviar um comentário