15 de fevereiro de 2018

Dia Mundial do Doente


  Comemorou-se mundialmente a 11 de fevereiro de 2018, o Dia do Doente. Porém, foi no dia 15 do mesmo mês, por forma a conciliar com a celebração eucarística, que se assinalou o Dia Mundial do Doente na Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda.
  A comemoração iniciou com a celebração eucarística, evocando-se, segundo o Papa Francisco, a importância de Maria neste dia, pois no alto da Cruz também Jesus nos deu a sua Mãe. Foi direcionada a utentes e residentes, na presença de voluntários, de elementos da Mesa Administrativa da SCMA, tais como o Sr. Provedor António José Mota Rodrigues e a Prof.ª Maria Alice Silva, e elementos da Mesa da Assembleia Geral, o Sr. Presidente, Dr. Amorim Figueiredo e o Secretário António Manuel Rés Silva.
  Nas palavras do Sr. Presidente da Assembleia Geral, a razão da existência deste dia, perante a Igreja, deve-se ao fato de o “doente estar diminuído nas suas capacidades, daí a necessidade de palavras de alento, de conforto e de esperança para que amanhã se possa ter um dia melhor”.
  Terminada a Missa, os presentes elementos da Mesa Administrativa da SCMA, o Sr. Presidente da Assembleia Geral, os voluntários e alguns colaboradores, foram em grupos entregar a todos os residentes e utentes da Casa de Repouso uma lembrança, em forma de pagela, com a Oração escolhida pelo Papa para este Dia:
 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, ensinai-nos a acreditar, a esperar e a amar. Jesus disse-vos na Cruz: “Mulher, eis o teu filho”. Com estas palavras abriu-se, para todos nós, o vosso coração materno. “Temos Mãe!” Confortai-nos, Senhora nossa, com a vossa ternura, e indicai-nos o caminho para o Reino. Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, somos filhos vossos! Confiamo-nos ao vosso coração de Mãe em todos os dias da nossa vida. Ámen.”
Bem hajam a todos quantos colaboraram nesta comemoração.

Sem comentários:

Enviar um comentário