16 de agosto de 2016

A Importância das Relações Interpessoais


  As relações interpessoais desempenham um papel fulcral para uma velhice com qualidade. Segundo Rebelo (2009), a ausência de laços sociais origina no indivíduo sentimentos de rejeição, abandono, depressão, vazio, pois este necessita de intimidade na atividade com os outros.
  A capacidade de interagir socialmente é fundamental para o idoso, pois opera como um dos fatores mais relevantes na prevenção ou recuperação de problemas de saúde mental (Carmona & Melo, 2000), isto porque o apoio social é um motivo de esperança e crença no futuro, faz o indivíduo sentir-se estimado e amado, com compromissos mútuos.
  Greaves e Farbus (2006) referem que as atividades de cariz social e lúdico, direcionadas para os idosos isolados, resultam num aumento da cognição, do sentimento de autoestima e da identidade de grupo, do bem-estar físico e psicológico, ao mesmo tempo que diminui os sintomas de vulnerabilidade emocional e de depressão
  Lawton (2001) indica que pessoas que se sentem bem e felizes nesta faixa etária mais avançada têm bons relacionamentos sociais e emoções que geram prazer e realização.
  Na promoção dos laços sociais as redes sociais poderão vir a ter um papel importante e permitir uma satisfação das necessidades de cada um, poderão levar à partilha dos bons e maus momentos que vão surgindo ao longo do caminho, ser um apoio aquando as perdas, ser uma forma de obter felicitação pelas boas ações ou a consolação.
Drª Ruth Portugal


"Considero as relações humanas prioritárias. O materialismo exacerbado apenas nos consome. É preciso que valorizemos os pequenos atos da real natureza humana: solidariedade, amizade, humildade... AMOR.."


Kélisson Gondim



Sem comentários:

Enviar um comentário